Patrimônio Cultural
Centro Histórico
e Fundação Scheffel
📜Você sabia que o Centro Histórico de Hamburgo Velho e o acervo de obras da Fundação Scheffel fazem parte do patrimônio histórico nacional?
📝Tombada pelo Iphan (@iphamgovbr) em 2015, a área abriga cerca de 70 imóveis que recontam a história do município e o seu desenvolvimento histórico e arquitetônico.
🔨No local, destacam-se algumas técnicas de construção como as casas em enxaimel, o estilo neoclássico, a arte déco e, principalmente, o estilo de frontão recortado, desenvolvido exclusivamente na região, no início do século XX.
💒Entre as estruturas preservadas estão o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, as igrejas Três Reis Magos e Nossa Senhora da Piedade e o Parcão.
Casa Schmitt-Presser
🖋️A Casa Schmitt-Presser foi a primeira construção relativa à imigração alemã no Brasil tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985.
🍞No local, funcionava o armazém de Johann Peter Schmitt. Após um período de restauração, o imóvel feito em técnica enxaimel na primeira metade do século XIX, passou a abrigar o museu comunitário, que conta a história da colonização alemã no município.
🏚️Ela está localizada ao lado da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que concentra mais de 300 obras do artista, responsável pelo início do processo de tombamento do Centro histórico de Hamburgo Velho.